SEGURANÇA

Junta Comercial tem 'Bloqueador de CPF' para evitar fraudes

Junta Comercial tem ‘Bloqueador de CPF’ para evitar fraudes Junta Comercial tem ‘Bloqueador de CPF’ para evitar fraudes Junta Comercial tem ‘Bloqueador de CPF’ para evitar fraudes Junta Comercial tem ‘Bloqueador de CPF’ para evitar fraudes
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O serviço de bloqueador de CPF já está disponível na Junta Comercial do Pará (Jucepa). A funcionalidade procura ampliar a segurança digital dos empreendedores paraenses. De acordo com a Jucepa, o serviço oferece aos indivíduos a possibilidade de evitar que seus CPFs sejam incluídos de forma indesejada no quadro societário de empresas que venham a ser registrada na instituição.

Atualmente, as Juntas Comerciais têm um papel desburocratizador, realizando atos de constituição, alteração, transformação, incorporação, fusão, cisão, dissolução e extinção de registro de empresários e de pessoas jurídicas por meio de sistema eletrônico. Tudo isso, em virtude do princípio da livre iniciativa, regulamentado pela lei de liberdade econômica (13.874/19) e demais leis que seguem o mesmo entendimento.

Segurança digital 

A Jucepa enfatiza que o avanço das tecnologias devem ser acompanhados do avanço da segurança para a proteção dos dados dos usuários, por isso, é necessária a criação de mecanismos para frear as ações maléficas.

“Essa iniciativa representa um marco importante na proteção dos dados pessoais dos brasileiros, especialmente diante do crescente número de tentativas de fraudes e ameaças cibernéticas. Desenvolver medidas proativas como essa se tornou fundamental para garantir a segurança e a privacidade das informações no ambiente empresarial e digital, afirma, o presidente da Jucepa, Filipe Meireles.

Para ter acesso a essa funcionalidade, os cidadãos podem acessar o site da Jucepa, selecionar a opção “Bloqueador de CPF” e fazer login com a sua conta GOV.BR.