Alexandre Nascimento
Missas solenes, exposição de elementos e comunidades evangelizadoras e uma pequena procissão em volta do templo com a Imagem Peregrina, marcaram o centenário do título basilical da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, comemorado na noite de ontem (19). Na realidade, a paróquia é a única de todo o Norte do Brasil a ter recebido o título diretamente do Vaticano.
A relevância da celebração se deve ao papel da difusão da crença católica por parte da Basílica, sendo a única paróquia de todo o Norte do Brasil a ter o título recebido diretamente do Vaticano. “O Papa designa basílicas a partir da relevância das paróquias e santuários na evangelização. E, foi o papel importante exercido pela paróquia, marcada pelo Círio de Nazaré, que fez com que o Papa Pio X, neste dia em 1923, designasse nosso templo como Basílica”, explicou o padre Francisco Cavalcante, pároco.
O ponto alto da solenidade de comemoração do centenário foi marcado pela breve procissão dos fiéis em volta da Basílica, com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. “Ela é nossa padroeira, que tem como casa nossa linda Basílica, que é nosso local de devoção Mariana e de adoração a Deus há 100 anos”, disse Marília Amaral, 56 anos, professora.
“Para quem entende, sabe o motivo que nossa igreja de Nossa Senhora de Nazaré do Desterro recebeu esse título. Foi tudo pela contribuição em fazer com que nossa crença católica se espalhasse por toda a Amazônia, o que nos enche de muito orgulho e gratidão em frequentar nossa Basílica”, concluiu Regina Guimarães, 67, aposentada