Pará

Festival Açaí Pará abre com ampla programação no Hangar

Descubra como a Reforma Tributária pode encarecer o açaí e prejudicar as comunidades tradicionais que dependem dessa atividade.
Descubra como a Reforma Tributária pode encarecer o açaí e prejudicar as comunidades tradicionais que dependem dessa atividade. Foto: Irene Almeida/Diário do Pará

Os preparativos para a programação que abrirá às 14h estão em ritmo final para o Festival Açaí Pará, no Hangar Centro de Convenções, em Belém, nesta terça-feira (14). Os estandes da exposição dos diversos produtos feitos à base de açaí estão passando pelos últimos ajustes. No total, haverá 104 pontos de exposição com representantes das diferentes Regiões de Integração do Pará.

O coordenador de boas práticas de açaí, da Diretoria de Feiras e Mercados da Sedap, Marivaldo Ferreira, que acompanha os trabalhos no Hangar, informou que o público terá à disposição uma ampla programação que marcará a hegemonia do Pará na produção de açaí.

Ele explicou que a partir das 14h desta terça-feira serão realizadas capacitações para os batedores inscritos. As orientações serão repassadas pelas Vigilâncias Sanitárias das Secretarias de Estado de Saúde (Sespa) e do Município de Belém (Sesma). Durante o curso, segundo o coordenador, serão repassadas orientações a respeito das boas práticas na manipulação do açaí. O público poderá participar, ainda, do espaço “Cozinha Show”, onde serão repassadas receitas que utilizam o açaí como carro chefe.

A abertura oficial do “Açaí Pará” será às 18h com a presença de autoridades e convidados. O público também poderá acompanhar a solenidade que será realizada no palco instalado no Hangar. A programação desta terça-feira será encerrada com a apresentação dos “Vingadores do Brega”, a partir das 20h.

O festival continua no Hangar na quarta-feira (15) com a participação de palestrantes da Embrapa Amazônia Oriental, da Sedap, da Universidade Federal do Pará (UFpa), da Fábrica Esperança e da empresa Solar Energy, que irá tirar as dúvidas do público sobre o uso desse tipo de energia.

O público poderá conhecer o teleférico rural, que é a tecnologia utilizada na Colômbia por meio da cabo aéreo para colheita e transporte de frutos. Empresários locais e a Sedap avaliam a utilização da tecnologia para a coleta do açaí em locais de mata fechada e de difícil acesso.

Nos dois dias de programação no Hangar haverá degustação do principal produto do festival. O cantor Pinduca fará uma apresentação de encerramento da programação no Hangar. No dia 16, quinta-feira (16), o Festival Internacional Açaí Pará será encerrado no Porto do Açaí, no bairro do Jurunas, com a apresentação da aparelhagem Extremo Norte Som e Dj Dinho.

Parceria – O evento será realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), com apoio do Instituto Ver-o-Peso e Instituto Açaí é Nosso (IAN), além da participação de diferentes órgãos públicos, como a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Secretaria de Estado de Justiça (Seju), Secretaria de Estado das Mulheres (Semu), Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), Organização Social Fábrica Esperança, Banco do Estado do Pará (Banpará) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Embrapa Amazônia Oriental.

Serviço: A programação completa pode ser acessada na página www.sedap.pa.gov.br.