Em meio ao conflito entre Israel e o Irã, um grupo de prefeitos brasileiros foi pego de surpresa com o lançamento de mais de 100 mísseis iranianos em todo o território israelense. Entre esses prefeitos, está o presidente da Federação das Associações dos Municípios do Pará (Famep), Nélio Aguiar, ex-prefeito de Santarém. O grupo de políticos está abrigado em um bunker para se proteger das retaliações iranianas e não sabem ainda de que forma vão retornar ao Brasil. Os brasileiros viajaram para participar de uma feira internacional de tecnologia que reúne autoridades de diversos países e está prevista para acontecer entre os dias 17 e 19 de junho.
Até o momento, a rede de comunicação internacional, CNN, identificou as presenças de – além de Nélio Aguiar – de outros 5 gestores municipais brasileiros. São eles: Álvaro Damião (União), de Belo Horizonte (MG); Cícero Lucena (PP), de João Pessoa (PB); Claudia Lira (Avante), vice-prefeita de Goiânia (GO); Johnny Maycon (PL), de Nova Friburgo (RJ); e Vanderlei Pelizer (PL), vice-prefeito de Uberlândia (MG).
Nélio Aguiar em meio ao conflito
Ex-prefeito de Santarém (PA), Nélio Aguiar também é secretário regional do Governo do Pará na região do Baixo Amazonas. Em vídeo gravado para a CNN, Nélio tranquilizou o público e disse que estava em segurança, mas bastante apreensivo. “Eu estou bem Graças a Deus! Na expectativa que seja antecipado o meu retorno ao Brasil”, publicou.