Pará

Dia de Solidariedade com o Povo Palestino será celebrado no Pará

O Governo do Estado sancionou nesta sexta-feira, 24, uma lei que inclui no calendário oficial de eventos do Pará o Dia Estadual de Solidariedade com o Povo Palestino
O Governo do Estado sancionou nesta sexta-feira, 24, uma lei que inclui no calendário oficial de eventos do Pará o Dia Estadual de Solidariedade com o Povo Palestino

O Governo do Estado sancionou nesta sexta-feira, 24, uma lei que inclui no calendário oficial de eventos do Pará o Dia Estadual de Solidariedade com o Povo Palestino, a ser celebrado, anualmente, em 29 de novembro. O projeto foi aprovado na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa).

A data não será considerada feriado civil. No referido mês, serão encorajadas ações visando promover campanhas, atividades e atos públicos voltados para conscientizar sobre as violações de direitos humanos sofridas pelo povo palestino, além de medidas que visem proporcionar conhecimento sobre os direitos da pessoa migrante.

ENTENDA

O texto da Resolução da Partilha, em 1947, previa o estabelecimento na Palestina de um “Estado judeu” e um “Estado árabe” com Jerusalém como um corpus separatum sob um regime internacional especial. Dos dois Estados a serem criados sob esta resolução, apenas um existe até agora: Israel.

Segundo a ONU, existem mais de 8 milhões de palestinos vivendo principalmente em áreas palestinas como Cisjordânia e Gaza, Jerusalém Oriental, em Israel, e nos países árabes vizinhos, em campos de refugiados na região.

Para as Nações Unidas, a ocasião oferece uma oportunidade para a comunidade internacional focar sua atenção na questão da Palestina, que permanece sem solução. (Com informações da ONU)