Alexandre Nascimento
A 34ª edição da Semana do Japão na Associação Pan-Amazônica Nipo-Brasileira (APANB), em Belém, encerrou no sábado (16), data em que se comemora o Dia Municipal do Imigrante Japonês e o Dia da Imigração Japonesa no Pará. Entre os destaques do evento, foi feita a apresentação de expressões como o origami, a culinária, o folclore e o esporte.
“Há 34 anos realizamos este evento como uma maneira de compartilhar a cultura japonesa com Belém, honrando o dia em que a comunidade japonesa chegou à cidade, em 1929. Podemos considerar isso uma verdadeira integração nipônica, um gesto de gratidão ao país e a Belém por nos acolher tão calorosamente”, declarou Adnaldo Kunimune, presidente da APANB.
Um desfile mostrou várias manifestações culturais japonesas. As danças, pessoas vestidas das personagens da literatura japonesa e músicas tocadas em instrumentos tradicionais, como o Taiko (tambor) e o Koto (instrumento de cordas), ecoaram ao longo da travessa 14 de Abril, que foi temporariamente interditada para o desfile.