
A partir das 10h desta sexta-feira (31), entra em operação o BRT Metropolitano, um dos maiores investimentos em mobilidade urbana da história da Região Metropolitana de Belém (RMB). O sistema, executado pelo Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), promete transformar o transporte público, oferecendo mais rapidez, conforto e segurança para quem se desloca entre Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara, Santa Izabel e Castanhal.
Um novo marco na mobilidade da Grande Belém
Com 21,6 quilômetros de extensão ao longo da BR-316, entre o Entroncamento e Marituba, o BRT Metropolitano é considerado um divisor de águas na mobilidade urbana.
O sistema foi planejado para garantir fluidez no trânsito, com faixas exclusivas de concreto para os ônibus e vias laterais para o tráfego comum.

As obras, iniciadas em 2019, geraram cerca de 1.500 empregos diretos e trouxeram melhorias em drenagem, pavimentação, iluminação e sinalização, contribuindo para o desenvolvimento econômico e urbano da região.
Tarifa única e integração entre linhas
A operação começa de forma assistida, ligando os terminais de Marituba e São Brás, com tarifa única de R$ 4,60 (ou R$ 2,30 para estudantes).
O sistema conta com integração tarifária, permitindo ao passageiro utilizar mais de uma linha pagando apenas uma passagem.
Os ônibus foram identificados por cores para facilitar o deslocamento:
- Azul: linhas alimentadoras (bairros até os terminais);
- Lilás: linhas troncais (partem de Marituba);
- Verde: linhas principais de Ananindeua.
A frota é composta por 265 ônibus modernos, sendo 40 elétricos e 225 com motores Euro 6, que emitem até 15 vezes menos poluentes — reforçando o compromisso ambiental do projeto.
Bilhetagem digital e pagamento com Pix

O sistema de bilhetagem “Pra Já”, desenvolvido pela Autopass, estreia junto com o BRT e é exclusivo do novo modelo de transporte.
Ele permite três formas de acesso:
- Bilhete digital (QR Code), adquirido pelo aplicativo Pra Já Metropolitano, com pagamento via Pix;
- Bilhete físico, vendido em dinheiro nas bilheterias do BRT;
- Cartão recarregável Pra Já, disponível nas estações e terminais.
O sistema será totalmente sem dinheiro em espécie dentro dos ônibus, com 419 validadores instalados em 265 veículos, 32 estações e dois terminais.
A expectativa é de 3,8 milhões de transações mensais, além da geração de 150 novos empregos diretos.
Monitoramento em tempo real e operação segura
Toda a operação será acompanhada em tempo real pelo Centro de Controle Operacional (CCO), que reúne técnicos da Arcon-PA, Detran-PA, Polícia Militar e das empresas concessionárias.
O monitoramento garante pontualidade, segurança e eficiência, consolidando o BRT Metropolitano como um sistema inteligente e sustentável de transporte coletivo.
Viagem completa com uma só passagem
Com o cartão “Pra Já”, o passageiro pode, por exemplo, sair de Castanhal rumo à UFPA pagando apenas uma passagem, com direito a transbordo gratuito nos terminais. O mesmo vale para quem parte de Benevides, Santa Bárbara, Santa Izabel, Marituba ou Ananindeua.
A expectativa do governo do Pará é que o BRT atenda até 3,5 milhões de passageiros por mês.
Além disso, aos domingos, o serviço será gratuito, estimulando o uso do transporte coletivo e o lazer das famílias.
Sustentabilidade e legado da COP30
A implantação do BRT Metropolitano também faz parte do legado da COP30, que será sediada em Belém em 2025.
Com tecnologia, acessibilidade e eficiência, o sistema representa um passo importante na modernização do transporte público e na construção de uma cidade mais sustentável e conectada.