Sistema iniciar de forma progressiva e vai conectar bairros aos terminais de Ananindeua e Marituba em canaleta exclusiva; cartão PraJá garante transbordo com uma só passagem
Sistema iniciar de forma progressiva e vai conectar bairros aos terminais de Ananindeua e Marituba em canaleta exclusiva; cartão PraJá garante transbordo com uma só passagem Foto: Agência Pará

A partir das 10h desta sexta-feira (31), entra em operação o BRT Metropolitano, um dos maiores investimentos em mobilidade urbana da história da Região Metropolitana de Belém (RMB). O sistema, executado pelo Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), promete transformar o transporte público, oferecendo mais rapidez, conforto e segurança para quem se desloca entre Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara, Santa Izabel e Castanhal.


Um novo marco na mobilidade da Grande Belém

Com 21,6 quilômetros de extensão ao longo da BR-316, entre o Entroncamento e Marituba, o BRT Metropolitano é considerado um divisor de águas na mobilidade urbana.
O sistema foi planejado para garantir fluidez no trânsito, com faixas exclusivas de concreto para os ônibus e vias laterais para o tráfego comum.

Começa hoje a operação do BRT Metropolitano entre Belém, Ananindeua e Marituba
Começa hoje a operação do BRT Metropolitano entre Belém, Ananindeua e Marituba. Foto: Agência Pará

As obras, iniciadas em 2019, geraram cerca de 1.500 empregos diretos e trouxeram melhorias em drenagem, pavimentação, iluminação e sinalização, contribuindo para o desenvolvimento econômico e urbano da região.


Tarifa única e integração entre linhas

A operação começa de forma assistida, ligando os terminais de Marituba e São Brás, com tarifa única de R$ 4,60 (ou R$ 2,30 para estudantes).
O sistema conta com integração tarifária, permitindo ao passageiro utilizar mais de uma linha pagando apenas uma passagem.

Os ônibus foram identificados por cores para facilitar o deslocamento:

  • Azul: linhas alimentadoras (bairros até os terminais);
  • Lilás: linhas troncais (partem de Marituba);
  • Verde: linhas principais de Ananindeua.

A frota é composta por 265 ônibus modernos, sendo 40 elétricos e 225 com motores Euro 6, que emitem até 15 vezes menos poluentes — reforçando o compromisso ambiental do projeto.


Bilhetagem digital e pagamento com Pix

O sistema de bilhetagem “Pra Já”, desenvolvido pela Autopass, estreia junto com o BRT e é exclusivo do novo modelo de transporte.
Ele permite três formas de acesso:

  1. Bilhete digital (QR Code), adquirido pelo aplicativo Pra Já Metropolitano, com pagamento via Pix;
  2. Bilhete físico, vendido em dinheiro nas bilheterias do BRT;
  3. Cartão recarregável Pra Já, disponível nas estações e terminais.

O sistema será totalmente sem dinheiro em espécie dentro dos ônibus, com 419 validadores instalados em 265 veículos, 32 estações e dois terminais.
A expectativa é de 3,8 milhões de transações mensais, além da geração de 150 novos empregos diretos.


Monitoramento em tempo real e operação segura

Toda a operação será acompanhada em tempo real pelo Centro de Controle Operacional (CCO), que reúne técnicos da Arcon-PA, Detran-PA, Polícia Militar e das empresas concessionárias.
O monitoramento garante pontualidade, segurança e eficiência, consolidando o BRT Metropolitano como um sistema inteligente e sustentável de transporte coletivo.


Viagem completa com uma só passagem

Com o cartão “Pra Já”, o passageiro pode, por exemplo, sair de Castanhal rumo à UFPA pagando apenas uma passagem, com direito a transbordo gratuito nos terminais. O mesmo vale para quem parte de Benevides, Santa Bárbara, Santa Izabel, Marituba ou Ananindeua.

A expectativa do governo do Pará é que o BRT atenda até 3,5 milhões de passageiros por mês.
Além disso, aos domingos, o serviço será gratuito, estimulando o uso do transporte coletivo e o lazer das famílias.


Sustentabilidade e legado da COP30

A implantação do BRT Metropolitano também faz parte do legado da COP30, que será sediada em Belém em 2025.
Com tecnologia, acessibilidade e eficiência, o sistema representa um passo importante na modernização do transporte público e na construção de uma cidade mais sustentável e conectada.

Clayton Matos

Diretor de Redação

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.