DECISÃO

Fechamento de agências do Santander pode afetar 750 empregos

O Santander anunciou que fechará 24 agências em junho de 2025, como parte de uma estratégia de corte de custos

Fechamento de agências do Santander pode afetar 750 empregos Fechamento de agências do Santander pode afetar 750 empregos Fechamento de agências do Santander pode afetar 750 empregos Fechamento de agências do Santander pode afetar 750 empregos
O Santander anunciou que fechará 24 agências em junho de 2025, como parte de uma estratégia de corte de custos
O Santander anunciou que fechará 24 agências em junho de 2025, como parte de uma estratégia de corte de custos

O Santander anunciou que fechará 24 agências em junho de 2025, como parte de uma estratégia de corte de custos. Essa medida integra um plano mais amplo que prevê o encerramento de 95 unidades, o que representa cerca de 20% da rede do banco no Reino Unido. Entre as agências que serão desativadas, três estão localizadas na Irlanda do Norte: Dungannon, Portadown e Magherafelt.

O movimento segue a tendência do setor bancário de reduzir o número de agências físicas, impulsionada pelo crescimento das transações digitais. Desde 2019, o uso dos canais digitais cresceu 63%, enquanto as transações realizadas presencialmente caíram 61%. O Santander, assim como outros bancos, está ajustando sua estrutura para se alinhar ao novo perfil de consumo dos clientes.

Impacto da Transformação Digital no Setor Bancário

Com o fechamento das agências, o Santander manterá 349 unidades no país. Destas, 290 continuarão oferecendo serviços completos, enquanto cinco funcionarão como “work cafés” — espaços híbridos com serviços bancários e ambiente de coworking. Outras 18 agências serão convertidas em pontos de atendimento sem balcão, mas com funcionários disponíveis para suporte presencial.

As mudanças visam tornar a rede mais eficiente e adaptada ao futuro. No entanto, o impacto sobre os trabalhadores é significativo: cerca de 750 empregos podem ser afetados, o equivalente a mais de 4% da força de trabalho do banco no Reino Unido. A empresa afirmou que está em negociação com sindicatos para reduzir os efeitos sobre os funcionários.

Estratégias de Adaptação e Atendimento ao Cliente

Para os clientes, o banco está ampliando investimentos em tecnologia, com melhorias no aplicativo móvel, nos serviços de chat e atendimento telefônico. Além disso, a partir de 30 de junho, muitas agências passarão a operar com horários reduzidos, funcionando apenas três dias por semana — uma medida que visa otimizar recursos e manter a qualidade do atendimento.

Clayton Matos

Diretor de Redação

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.