LÍDER URUGUAIO

Brasil decreta luto oficial de três dias pela morte de Pepe Mujica

O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União nesta terça-feira (13).

Brasil decreta luto oficial de três dias pela morte de Pepe Mujica Brasil decreta luto oficial de três dias pela morte de Pepe Mujica Brasil decreta luto oficial de três dias pela morte de Pepe Mujica Brasil decreta luto oficial de três dias pela morte de Pepe Mujica
Pepe Mujica. Foto: Divulgação
Pepe Mujica. Foto: Divulgação

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, decretou luto oficial de três dias no Brasil em razão da morte do ex-presidente do Uruguai, José Alberto Mujica Cordano, conhecido internacionalmente como Pepe Mujica. O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União nesta terça-feira (13).

Pepe Mujica faleceu aos 89 anos, em Montevidéu, deixando um legado de simplicidade, humanidade e compromisso político que ultrapassou as fronteiras do Uruguai e marcou profundamente a história da América Latina.

Durante viagem oficial à China, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte do amigo e ex-colega de cúpulas regionais.

“Amanheci em Pequim com a triste notícia de que Pepe Mujica partiu hoje, nos deixando cheios de tristeza, mas também de muitos aprendizados. Sua vida foi um exemplo de que a luta política e a doçura podem andar juntas. E de que a coragem e a força podem vir acompanhadas da humildade e do desapego”, declarou Lula em nota oficial.

O Ministério das Relações Exteriores também se manifestou, destacando o papel de Mujica como um dos maiores defensores da integração latino-americana e dos valores humanitários.

“Grande amigo do Brasil, o ex-presidente Mujica foi um entusiasta do MERCOSUL, da UNASUL e da CELAC, um dos principais artífices da integração regional e, sobretudo, um dos mais importantes humanistas de nossa época”, declarou o Itamaraty.

Reconhecimento brasileiro

Em dezembro de 2024, Mujica foi homenageado com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta condecoração concedida pelo Brasil a cidadãos estrangeiros. Na ocasião, Lula classificou o uruguaio como “a pessoa mais extraordinária” entre os presidentes com quem teve convivência ao longo de sua trajetória política.

Último encontro

O último encontro entre Lula e Mujica ocorreu em março de 2025, em Montevidéu, durante a posse do novo presidente do Uruguai, Yamandú Orsi.

“Sempre que o Mujica fala, eu respeito muito, porque o Mujica é uma daquelas pessoas que estão acima da média dos seres humanos”, afirmou o presidente brasileiro na ocasião.

A morte de Mujica comove líderes, instituições e cidadãos em toda a América Latina. Ícone de uma política pautada pela ética, austeridade e proximidade com o povo, Mujica deixa um exemplo duradouro de liderança comprometida com os valores democráticos e sociais.