Na tarde desta terça-feira (10), o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) realizou a cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos ao cargo de deputado federal nas Eleições Gerais de 2022. A solenidade ocorreu durante sessão administrativa no plenário da Corte, na sede do TRE em Macapá, que ficou completamente lotada por militantes, familiares e apoiadores dos parlamentares.
A mudança na bancada federal do Amapá ocorreu após a retotalização dos votos para os cargos proporcionais nas eleições de 2022, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
A sessão foi conduzida pelo desembargador Mário Euzébio Mazurek, presidente em exercício do TRE-AP, e contou com a presença de todos os membros da Corte, incluindo os desembargadores Rommel Araújo, os juízes Anselmo Gonçalves, Normandes Sousa, Gelcinete da Rocha Lopes, Paola Julien e Galliano Cei Neto, além da Procuradora Regional Eleitoral, Sarah Tereza Cavalcante.
Deputados Federais Diplomados
Foram diplomados os seguintes deputados federais eleitos pelo Amapá:
- Aline Gurgel (Republicanos) – reeleita com 13.633 votos
- Marcivânia Flexa (Federação FE BRASIL) – eleita com 13.245 votos
- André Abdon (Progressistas) – eleito com 11.380 votos
- Paulo Lemos (Federação PSOL-REDE) – eleito com 9.240 votos
Primeira Suplente Diplomada
Também foi diplomada a primeira suplente:
- Fátima Pelaes (Republicanos) – com 9.319 votos
Durante a cerimônia, os diplomas foram entregues individualmente, conforme a ordem crescente de votos. A deputada reeleita Aline Gurgel falou em nome dos diplomados e agradeceu à população do Amapá, destacando o compromisso com o novo mandato.
“Hoje é um dia de muita emoção e gratidão. Quero agradecer a Deus, à minha família, ao meu partido e, principalmente, ao povo do Amapá, que mais uma vez confiou em mim essa grande missão de representar nosso estado na Câmara Federal. Cada voto que recebi carrega uma esperança e um compromisso”, declarou Gurgel.