MÚSICA PARAENSE EM FOCO

Festival "Os Sons Que Vêm do Pará" começa hoje em Belém

O evento reúne grandes nomes da cena artística local em uma série de atividades gratuitas e abertas ao público.

Festival “Os Sons Que Vêm do Pará” começa hoje em Belém Festival “Os Sons Que Vêm do Pará” começa hoje em Belém Festival “Os Sons Que Vêm do Pará” começa hoje em Belém Festival “Os Sons Que Vêm do Pará” começa hoje em Belém
Rolon Ho e Rhenan Sanches são os embaixadores do festival. Foto: Divulgação
Rolon Ho e Rhenan Sanches são os embaixadores do festival. Foto: Divulgação

A capital paraense dá início nesta segunda-feira (19) ao Festival Os Sons Que Vêm do Pará, evento cultural que celebra a riqueza e diversidade da música produzida no estado. Com uma programação que se estende até o dia 24 de maio, o festival reúne grandes nomes da cena artística local em uma série de atividades gratuitas e abertas ao público.

A abertura oficial ocorreu nesta tarde, na Casa de Cultura (Avenida Nazaré, 319), com rodas de conversa sobre música e cultura paraense. Das 18h às 22h, o foco é para profissionais das áreas de dança e música. Entre os convidados estão importantes produtores do showbusiness regional, como Manoel Cordeiro, Rosalina Melo, Pedro Queiroz, Rodrigo Barros, Rullien Polizeli e Aline Moreira, além de artistas participantes do festival.

O projeto teve sua edição piloto durante o Círio de Nazaré de 2024 e agora retorna em formato ampliado, com realização da Jamboo Produções e produção da AT Produções. O festival conta com o apoio do Ministério da Cultura e da Petrobras, via Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

“Esse é o pontapé inicial de um projeto que quer crescer cada vez mais, para que a classe artística paraense tenha a oportunidade de aparecer em um evento 100% feito para eles, de norte a sul do Brasil”, afirma Tayana dos Santos, diretora do festival.

Embaixadores do festival

Dois nomes de destaque representam o festival como embaixadores

  • Rhenan Sanches, cantor com quase duas décadas de carreira, é filho do artista Cearazinho e da produtora cultural Marli Sanches. Com 7 álbuns e 4 DVDs lançados, ele acumula sucessos na região Norte e turnês internacionais.
  • Rolon Ho, professor e coreógrafo premiado, é idealizador do Fest Salão, primeiro festival de dança de salão da região Norte. Campeão do Dança dos Famosos (Globo) em 2023, já colaborou com artistas como Joelma e Gaby Amarantos.

Programação continua até sexta-feira

Após as rodas de conversa desta segunda e terça-feira, a programação segue com atrações voltadas para toda a família:

  • 23 de maio (quinta-feira)
    • Concurso de dança comandado por Rolon Ho, com premiação de R$ 18 mil;
    • Shows com Xeiro Verde, Suanny Batidão e DJ Assayag;
    • Local: Aldeia Amazônica.
  • 24 de maio (sexta-feira)
    • Final do concurso de dança;
    • Gravação do audiovisual Os Sons Que Vêm do Pará com Rhenan Sanches, Rolon Ho e artistas convidados como Edilson Morenno, Nelsinho Rodrigues, Bruno e Trio, Karol Diva, Taty Araújo, A Big Show, Júnior e Neto;
    • Encerramento com shows dos Vingadores do Brega e DJ Cayan Ribeiro;
    • Local: Aldeia Amazônica.

Entrada solidária

Toda a programação é gratuita, mediante doação de 1 kg de alimento não-perecível, que será destinado a ações sociais após o evento.


Serviço
Festival Os Sons Que Vêm do Pará
📅 Data: 19 a 24 de maio de 2025
📍 Locais: Casa de Cultura (19 e 20/05) e Aldeia Amazônica (23 e 24/05)
🎟️ Entrada: Gratuita, com doação de 1kg de alimento não-perecível
🔗 Mais informações: www.ossonsquevemdopara.com.br