INSCRIÇÕES ABERTAS

Festival Amazônia Sour movimenta Belém com circuito de drinks amazônicos

Festival Amazônia Sour convida bares, restaurantes e hotéis a participarem do circuito de drinks autorais com ingredientes amazônicos que se espalha por Belém de 18 a 27 de junho

Festival Amazônia Sour movimenta Belém com circuito de drinks amazônicos Festival Amazônia Sour movimenta Belém com circuito de drinks amazônicos Festival Amazônia Sour movimenta Belém com circuito de drinks amazônicos Festival Amazônia Sour movimenta Belém com circuito de drinks amazônicos
Festival Amazônia Sour movimenta Belém com circuito de drinks amazônicos

O circuito ocorre em diversos pontos de Belém, estimulando a coquetelaria amazônica e o uso de ingredientes regionais, além de fomentar o turismo e a indústria da hospitalidade. Inscrições até 12/06 pelo WhatsApp: (91) 98455-0403.

O encerramento será no dia 28/06 com um evento especial na Estação das Docas: o Brinde Amazônia Sour, que reunirá atrações como Arraial do Pavulagem, Arthur Espíndola com Julia Passos, BossaCucaNova e mais nomes que serão anunciados em breve.

Esta é a segunda edição do projeto, que iniciou ano passado. No ano da COP30, o Amazônia Sour continua promovendo ações formativas e estimulando o crescimento de profissionais e do mercado que atende turistas e moradores de Belém e da Amazônia.

Estão abertas as inscrições para bares, restaurantes e hotéis interessados em participar do Circuito Amazônia Sour, que movimenta a cena gastronômica de Belém entre os dias 18 e 27 de junho. As inscrições para participar do Circuito podem ser feitas até 12/06 pelo WhatsApp: (91) 98455-0403.

A proposta do projeto é convidar os estabelecimentos a criarem drinks autorais, com e sem álcool, valorizando os sabores e ingredientes da Amazônia.

Durante o circuito, os drinks ficam disponíveis nos próprios pontos de venda, espalhados por diversos bairros da cidade. A participação é gratuita e os melhores drinks serão premiados em três categorias: melhor drink alcoólico, melhor drink não alcoólico e melhor no voto popular.

O 2º Festival Amazônia Sour tem o patrocínio master da Claro e patrocínio do Sebrae e da Sococo, viabilizado por meio da Lei Semear, com incentivo da Fundação Cultural do Pará e do Governo do Estado do Pará. O festival também recebe apoio da Diageo, por meio do programa Learning for Life; da Secretaria de Turismo do Pará (SETUR); da TV Liberal; do escritório Centeno Nascimento Pinheiro Almeida & Graim Advogados; da Coca-Cola e da Campari. São parceiros do evento a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) e a UNAMA – Universidade da Amazônia. A realização é do Amazônia Sour e da AmpliCriativa.

A diretora regional da Claro Norte, Rosa Bastos, destaca que o apoio ao festival reforça o compromisso da marca com a região, promovendo experiências únicas e valorizando o empreendedorismo local.

“A Claro está presente no Festival Amazônia Sour desde sua primeira edição. Temos o propósito de oferecer “o Novo” todos os dias e proporcionar experiências exclusivas e inesquecíveis. E, estar junto neste evento é uma forma de reforçar nosso orgulho pela variedade de sabores exóticos e diferenciados do Norte, que só é possível encontrar aqui na região. Acreditamos que o Festival funciona como uma grande conexão, que vai da qualificação ao fortalecimento do empreendedorismo local. Além de fomentar o setor de turismo e hospitalidade como um todo”, comenta Rosa Bastos, diretora regional da Claro Norte.

Convocação à indústria da hospitalidade
Segundo Yvens Penna, idealizador do projeto, o Festival Amazônia Sour é dividido em três momentos: qualificação, circuito e culminância.

“Novamente, Belém se transformará em um museu a céu aberto da coquetelaria amazônica. Toda a indústria da hospitalidade regional está convidada a participar com drinks autorais que valorizem ingredientes da região. Os participantes recebem selo, ativação no local e visibilidade nas redes e na imprensa. A proposta é dar protagonismo à criatividade dos bartenders e à experiência que eles oferecem”, explica Yvens.

Um projeto de valorização regional
Mais do que uma competição, o Amazônia Sour é um projeto que estimula a indústria da hospitalidade e das experiências gastronômicas na Amazônia, promovendo criatividade, uso de insumos locais e boas práticas. Em 2024, no contexto da preparação para a COP30, o projeto reforça seu papel formativo e de valorização das indústrias criativas e da economia circular da região.

Evento de encerramento
A edição será encerrada no dia 28 de junho, com o Brinde Amazônia Sour, evento gratuito na Estação das Docas, que vai reunir degustações, experiências gastronômicas e apresentações musicais.

Já estão confirmados Arraial do Pavulagem, Arthur Espíndola com Julia Passos e BossaCucaNova, além de outras atrações que serão anunciadas em breve.

Etapa de formação já realizada em março
Antes do início do circuito, o projeto promoveu uma programação de formações especializadas em Belém. Entre os dias 31 de março e 9 de abril, o renomado mixologista Marco de la Roche conduziu um treinamento voltado a profissionais de bares, restaurantes e hotéis, com conteúdos que foram da história da coquetelaria às técnicas de criação de coquetéis autorais e introdução à análise sensorial.

Nos dias 10 e 11 de abril, a Diageo Bar Academy, em parceria com o programa Learning for Life, realizou módulos gratuitos com foco em hospitalidade e gestão de bares, sob liderança de André Bueno. As atividades ocorreram na UNAMA da Alcindo Cacela e reuniram profissionais interessados em aperfeiçoar tanto a técnica quanto a experiência oferecida ao cliente.

SERVIÇO: Circuito Amazônia Sour – 2ª edição

De 18 a 27 de junho – Circuito de drinks autorais em estabelecimentos de Belém
28 de junho – Evento de encerramento Brinde Amazônia Sour, na Estação das Docas
Inscrições para o circuito pelo WhatsApp: (91) 98455-0403
Mais informações: @amazonia_sour (Instagram)