O circuito ocorre em diversos pontos de Belém, estimulando a coquetelaria amazônica e o uso de ingredientes regionais, além de fomentar o turismo e a indústria da hospitalidade. Inscrições até 12/06 pelo WhatsApp: (91) 98455-0403.
O encerramento será no dia 28/06 com um evento especial na Estação das Docas: o Brinde Amazônia Sour, que reunirá atrações como Arraial do Pavulagem, Arthur Espíndola com Julia Passos, BossaCucaNova e mais nomes que serão anunciados em breve.
Esta é a segunda edição do projeto, que iniciou ano passado. No ano da COP30, o Amazônia Sour continua promovendo ações formativas e estimulando o crescimento de profissionais e do mercado que atende turistas e moradores de Belém e da Amazônia.
Estão abertas as inscrições para bares, restaurantes e hotéis interessados em participar do Circuito Amazônia Sour, que movimenta a cena gastronômica de Belém entre os dias 18 e 27 de junho. As inscrições para participar do Circuito podem ser feitas até 12/06 pelo WhatsApp: (91) 98455-0403.
A proposta do projeto é convidar os estabelecimentos a criarem drinks autorais, com e sem álcool, valorizando os sabores e ingredientes da Amazônia.
Durante o circuito, os drinks ficam disponíveis nos próprios pontos de venda, espalhados por diversos bairros da cidade. A participação é gratuita e os melhores drinks serão premiados em três categorias: melhor drink alcoólico, melhor drink não alcoólico e melhor no voto popular.
O 2º Festival Amazônia Sour tem o patrocínio master da Claro e patrocínio do Sebrae e da Sococo, viabilizado por meio da Lei Semear, com incentivo da Fundação Cultural do Pará e do Governo do Estado do Pará. O festival também recebe apoio da Diageo, por meio do programa Learning for Life; da Secretaria de Turismo do Pará (SETUR); da TV Liberal; do escritório Centeno Nascimento Pinheiro Almeida & Graim Advogados; da Coca-Cola e da Campari. São parceiros do evento a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) e a UNAMA – Universidade da Amazônia. A realização é do Amazônia Sour e da AmpliCriativa.
A diretora regional da Claro Norte, Rosa Bastos, destaca que o apoio ao festival reforça o compromisso da marca com a região, promovendo experiências únicas e valorizando o empreendedorismo local.
“A Claro está presente no Festival Amazônia Sour desde sua primeira edição. Temos o propósito de oferecer “o Novo” todos os dias e proporcionar experiências exclusivas e inesquecíveis. E, estar junto neste evento é uma forma de reforçar nosso orgulho pela variedade de sabores exóticos e diferenciados do Norte, que só é possível encontrar aqui na região. Acreditamos que o Festival funciona como uma grande conexão, que vai da qualificação ao fortalecimento do empreendedorismo local. Além de fomentar o setor de turismo e hospitalidade como um todo”, comenta Rosa Bastos, diretora regional da Claro Norte.
Convocação à indústria da hospitalidade
Segundo Yvens Penna, idealizador do projeto, o Festival Amazônia Sour é dividido em três momentos: qualificação, circuito e culminância.
“Novamente, Belém se transformará em um museu a céu aberto da coquetelaria amazônica. Toda a indústria da hospitalidade regional está convidada a participar com drinks autorais que valorizem ingredientes da região. Os participantes recebem selo, ativação no local e visibilidade nas redes e na imprensa. A proposta é dar protagonismo à criatividade dos bartenders e à experiência que eles oferecem”, explica Yvens.
Um projeto de valorização regional
Mais do que uma competição, o Amazônia Sour é um projeto que estimula a indústria da hospitalidade e das experiências gastronômicas na Amazônia, promovendo criatividade, uso de insumos locais e boas práticas. Em 2024, no contexto da preparação para a COP30, o projeto reforça seu papel formativo e de valorização das indústrias criativas e da economia circular da região.
Evento de encerramento
A edição será encerrada no dia 28 de junho, com o Brinde Amazônia Sour, evento gratuito na Estação das Docas, que vai reunir degustações, experiências gastronômicas e apresentações musicais.
Já estão confirmados Arraial do Pavulagem, Arthur Espíndola com Julia Passos e BossaCucaNova, além de outras atrações que serão anunciadas em breve.
Etapa de formação já realizada em março
Antes do início do circuito, o projeto promoveu uma programação de formações especializadas em Belém. Entre os dias 31 de março e 9 de abril, o renomado mixologista Marco de la Roche conduziu um treinamento voltado a profissionais de bares, restaurantes e hotéis, com conteúdos que foram da história da coquetelaria às técnicas de criação de coquetéis autorais e introdução à análise sensorial.
Nos dias 10 e 11 de abril, a Diageo Bar Academy, em parceria com o programa Learning for Life, realizou módulos gratuitos com foco em hospitalidade e gestão de bares, sob liderança de André Bueno. As atividades ocorreram na UNAMA da Alcindo Cacela e reuniram profissionais interessados em aperfeiçoar tanto a técnica quanto a experiência oferecida ao cliente.
SERVIÇO: Circuito Amazônia Sour – 2ª edição
De 18 a 27 de junho – Circuito de drinks autorais em estabelecimentos de Belém
28 de junho – Evento de encerramento Brinde Amazônia Sour, na Estação das Docas
Inscrições para o circuito pelo WhatsApp: (91) 98455-0403
Mais informações: @amazonia_sour (Instagram)