PRÓXIMOS PASSOS

Fui convocado, e agora? Saiba o que fazer após ser chamado pela PM e Bombeiros do Pará

O Governo do Estado convocou milhares de candidatos aprovados nos concursos da PM e dos Bombeiros. Saiba o que fazer se foi chamado.

Fui convocado, e agora? Saiba o que fazer após ser chamado pela PM e Bombeiros do Pará Fui convocado, e agora? Saiba o que fazer após ser chamado pela PM e Bombeiros do Pará Fui convocado, e agora? Saiba o que fazer após ser chamado pela PM e Bombeiros do Pará Fui convocado, e agora? Saiba o que fazer após ser chamado pela PM e Bombeiros do Pará
Governador e vice-governadora anunciam convocação para os concursos da PM e Corpo de Bombeiros
Governador e vice-governadora anunciam convocação para os concursos da PM e Corpo de Bombeiros. Foto: Agência Pará

Belém -

O Governo do Pará deu mais um importante passo para reforçar a segurança pública no estado. O governador Helder Barbalho, ao lado da vice-governadora Hanna Ghassan, anunciou a primeira etapa da convocação dos aprovados no maior concurso da história da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) do estado.

Na última segunda-feira, 31 de março, foi divulgado o resultado definitivo dos concursos. Agora, 1.585 novos profissionais estão sendo chamados: são 1.100 para a Polícia Militar (1.000 praças e 100 oficiais) e 485 para o Corpo de Bombeiros (455 praças e 30 oficiais). A formação começa já em junho.

A lista com os nomes dos convocados foi publicada na edição desta sexta-feira, 4, do Diário Oficial do Estado. A chamada inclui orientações para admissão, matrícula e incorporação às corporações.

“Vamos reforçar ainda mais as forças de segurança do Pará. Essa é a primeira etapa de convocação do maior concurso público já feito para a PM e o Corpo de Bombeiros. Esses novos profissionais vão integrar nosso time, proteger a população e fortalecer ainda mais a tropa”, destacou o governador Helder em vídeo publicado nas redes sociais.

Próximos passos para os convocadosSe você está entre os aprovados, fique atento às orientações do edital e aos prazos estabelecidos. A convocação exige que o candidato se apresente com toda a documentação exigida para a etapa de admissão. Em seguida, virão as fases de matrícula e o início do curso de formação.

O concurso da PMPA foi lançado em setembro de 2023, com provas realizadas em dezembro. Já o do CBMPA foi aberto em outubro, com provas aplicadas em janeiro deste ano. A seleção reforça o compromisso do governo com a renovação e ampliação dos efetivos das corporações.

Investimento contínuo em segurança

Somente entre 2020 e 2022, o Governo do Pará nomeou mais de 3.500 militares entre PMs e bombeiros, fruto de concursos anteriores. Agora, com mais 1.585 convocados, o estado avança no fortalecimento das forças de segurança, contribuindo diretamente no combate à criminalidade e na melhoria do atendimento à população em todo o território paraense.

Confira no Diário Oficial do Estado e neste link os nomes dos convocados.

Clayton Matos

Diretor de Redação

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.