TÊNIS

João Fonseca vence o Challenger de Phoenix e deve chegar ao top 60 da ATP

Ele bateu o cazaquistanês Alexander Bublik, que é, hoje, 82º no ranking da ATP. Bublik havia batido o português Nuno Borges na semi.

João Fonseca vence o Challenger de Phoenix e deve chegar ao top 60 da ATP João Fonseca vence o Challenger de Phoenix e deve chegar ao top 60 da ATP João Fonseca vence o Challenger de Phoenix e deve chegar ao top 60 da ATP João Fonseca vence o Challenger de Phoenix e deve chegar ao top 60 da ATP

João Fonseca venceu o Challenger de Phoenix, disputado na tarde deste domingo (16), nos Estados Unidos. Ele bateu o cazaquistanês Alexander Bublik, que é, hoje, 82º no ranking da ATP. Bublik havia batido o português Nuno Borges na semi.

Fonseca levou o primeiro set, 7 a 6, decidido no tie-break (7-5). Foi uma disputa acirrada ponto a ponto entre os jogadores. A fórmula se repetiu no segundo set, marcado por bons saques do cazaquistanês. Fonseca chegou ao match point três vezes, mas foi quebrado por Bublik, que fez o jogo se arrastar por mais um game e levou o set ao tie-break.

O desempate foi dominado por Fonseca, que marcou 7 pontos a 0.

Com a vitória, Fonseca consagra seu quarto troféu da carreira e terceiro Challenger –ele conquistou os outros Lexington e Camberra, além de um ATP em Buenos Aires, em fevereiro. Lá, se tornou o brasileiro mais jovem a conquistar um título da associação.

Fonseca havia avançado à final do campeonato em Phoenix depois de ganhar do japonês Kei Nishikori, de 35 anos, ex-top 4 do ranking da ATP. O carioca marcou 2 sets a 0 numa partida que durou pouco mais de uma hora.

Depois de vencer o primeiro ATP na Argentina, o carioca É uma recuperação para o jovem de 18 anos, que vinha de classificações prematuras em Indian Wells e no Rio Open, quando caiu ainda na estreia.

No campeonato californiano, ele perdeu para Jack Draper, que bateu o espanhol Carlos Alcaraz na semifinal e levou o troféu após vencer o dinamarquês Holger Rune na final.

No Rio Open, perdeu para o francês Alexander Muller, que também chegou à final e perdeu para o argentino Sebastián Baez.
Fonseca entrou na quadra em Phoenix, oficialmente, como 80º do mundo. Só de chegar à final, o brasileiro já havia garantido sua melhor posição na classificação, que deve ser atualizada na segunda-feira (17). Agora, com a pontuação da vitória, ele deve chegar ao 60º lugar.

Depois da vitória em Buenos Aires, ele chegou ao 68º lugar na lista da ATP com 18 anos e seis meses. O feito o igualou a nomes como Jannik Sinner, atual número um do mundo, e Marat Safin, que foi o primeiro colocado nos anos 2000.

Clayton Matos

Diretor de Redação

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.