
O IBGE divulga hoje (4/11) a segunda edição do levantamento “Nomes no Brasil”, atualizado com dados do Censo Demográfico 2022. A grande novidade desta edição é a inclusão dos sobrenomes. Entre quase 130 mil nomes próprios contabilizados, Maria e José permanecem no topo do ranking, mantendo a hegemonia já observada na edição anterior, baseada no Censo de 2010.
O Censo 2022 também identificou mais de 200 mil sobrenomes, sendo Silva o mais comum, presente em 16,76% da população. O site do IBGE permite que os nomes e sobrenomes sejam consultados por gênero, período de nascimento e letra inicial. É possível ainda gerar rankings de nomes e sobrenomes de acordo com a localidade: Brasil, unidades da federação ou municípios.
Futebol e Nomes no Pará
No Pará, chama atenção a influência do futebol na escolha dos nomes. O atacante Neymar, do Santos, recebeu 158 menções no Estado, que tem 8.120.131 habitantes segundo o Censo 2022. Já o nome do ex-jogador Romário aparece em 3.157 registros. Curiosamente, outro tetracampeão com a seleção, Bebeto, companheiro de Romário no ataque, é usado por 26 pessoas; vale lembrar que o verdadeiro nome do ex-jogador é José Roberto.