Av. Júlio Cézar será interditada.Foto: Victor Pinto / Ag. Pará
Av. Júlio Cézar será interditada.Foto: Victor Pinto / Ag. Pará

Belém se prepara para receber autoridades e delegações internacionais para a Cúpula de Líderes e a COP 30 e para garantir a segurança de visitantes e da população, estão previstos bloqueios e pontos de interdição na capital. Confira:

Parque da Cidade e Hangar

As vias abaixo terão pontos de bloqueio total a partir de 5h da manhã:

Av. Brigadeiro Protásio –  totalmente interditada 

Av. Júlio César – entre o elevado Daniel Berg e Almirante Barroso

Av. Dr. Freitas –  Entre Visconde e Rômulo Maiorana

Av. Duque de Caxias –  Entre Alferes Costa e Dr. Freitas

E quem mora ou trabalha nessas vias ou nas proximidades? Nesse caso, o acesso será liberado apenas para pessoas credenciadas para o evento e quem comprovar residência trabalho nas áreas interditadas.

Quem mora na Dr. Freitas o acesso será pela Rômulo Maiorana. Já quem mora na Duque pode acessar a via pela Alferes Costa. 

Arthur Bernardes fechada

Entre os dias 4 e 9 de novembro, a avenida Arthur Bernardes estará interditada nos dois sentidos, no trecho entre a rodovia do Tapanã e a avenida Pedro Álvares Cabral.

Durante esse período, não haverá circulação de ônibus regulares pela Arthur Bernardes. A liberação da via ocorrerá apenas após o término da interdição, com aviso nos canais oficiais da Prefeitura.

Para minimizar os impactos aos moradores da área, a Prefeitura vai disponibilizar um transporte auxiliar gratuito, que funcionará durante todo o período da interdição. 

O serviço atenderá os moradores do entorno da Arthur Bernardes, garantindo deslocamento entre os principais pontos de integração da região.

O ponto de transporte será na passagem Novo Continente com passagem Brasil (Pratinha I), onde hoje opera o terminal da linha 639 – Pratinha/Castanheira.

O itinerário do transporte auxiliar gratuito seguirá o percurso:

Ponto Terminal > Av. Arthur Bernardes > Rodovia do Tapanã, com retorno pela mesma rota.

A frequência estimada é de 15 minutos, e o serviço funcionará nos horários de interdição.

Bloqueios temporários

Alguns bloqueios temporários também ocorrerão entre 4 e 9 de novembro, durante a Cúpula dos Líderes, para passagem dos comboios oficiais, no período da manhã e noite:

  • Duque de Caxias
  • José Malcher
  • Magalhães Barata
  • Domingos Marreiros
  • Almirante Barroso
  • Augusto Montenegro
  • Travessa Castelo Branco

As avenidas Almirante Barroso, Senador Lemos e Pedro Álvares Cabral permanecerão abertas, funcionando como principais rotas alternativas.

Vai ter ônibus?

Sim, mas algumas linhas mudarão de sentido, devido às interdições programadas. As alterações incluem o centro da cidade e linhas que circulam no entorno do Parque da Cidade. 

Você confere todas as alterações e as linhas clicando aqui.