
Continuando a intensa agenda no Pará antes da Cúpula dos Lideres e da COP30, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpre nesta quarta-feira (5) uma intensa agenda de reuniões bilaterais com chefes de Estado e de governo de diversas partes do mundo. Os encontros ocorrerão no Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém. O dia será marcado por uma série de encontros diplomáticos que reforçam o papel do Brasil na articulação de pautas globais em meio às discussões sobre desenvolvimento sustentável e cooperação internacional.
A primeira audiência do dia está marcada para as 9h, com representantes do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), liderados por Sidi Ould Tah. Em seguida, Lula se reúne com o presidente da República do Congo, Denis Sassou N’Guesso.
Ainda no período da manhã, o presidente também terá reuniões com o chefe de Estado da Finlândia, Alexander Stubb, e com o presidente das Comores, Azali Assoumani.
À tarde, a agenda segue com encontros com o primeiro-ministro da Papua-Nova Guiné, James Marape; a presidente do Suriname, Jennifer Geerlings-Simons; e o vice-primeiro-ministro da China, Ding Xuexiang.
Lula também se reunirá com a presidente de Honduras, Xiomara Castro, e encerrará o dia com uma conversa com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
As reuniões bilaterais integram a agenda de compromissos do presidente em Belém, que está recebendo chefes de Estado e representantes de instituições multilaterais para a Conferência das Partes (COP30). O foco dos encontros é fortalecer parcerias econômicas, discutir temas ambientais e ampliar o diálogo do Brasil com diferentes blocos regionais.