LEGADO DA COP30

Estado entrega Canal da Cipriano Santos e anuncia Plano de Arborização para Belém

Estado entrega Canal da Cipriano Santos e anuncia Plano de Arborização para Belém Estado entrega Canal da Cipriano Santos e anuncia Plano de Arborização para Belém Estado entrega Canal da Cipriano Santos e anuncia Plano de Arborização para Belém Estado entrega Canal da Cipriano Santos e anuncia Plano de Arborização para Belém
Sistema de escoamento integra a Bacia do Tucunduba e faz parte do projeto de saneamento de 13 canais em benefício de 500 mil pessoas
Sistema de escoamento integra a Bacia do Tucunduba e faz parte do projeto de saneamento de 13 canais em benefício de 500 mil pessoas. Foto: Agência Pará

Belém e Pará - Neste domingo (18), o Governo do Pará entregou a obra de urbanização do Canal da Cipriano Santos, no bairro da Terra Firme, em Belém. Essa é a terceira grande obra de saneamento concluída como parte do legado da COP30, com recursos do Governo do Estado e do Governo Federal, por meio do BNDES.

A obra integra os serviços de macrodrenagem da Bacia do Tucunduba, beneficiando cerca de 500 mil pessoas na capital paraense.

“A gente não joga mais o esgoto de casa direto no canal. Tive que refazer o piso da minha casa três vezes em menos de 20 anos por causa das enchentes”, relatou o comerciante Jonas Corrêa, de 75 anos.

Com 1.114 metros de extensão, a urbanização inclui:

  • redes de abastecimento de água
  • drenagem pluvial
  • esgotamento sanitário
  • pavimentação asfáltica
  • ciclofaixas
  • recuperação das margens do canal
  • passarelas e pontes

O governador Helder Barbalho, acompanhado da vice-governadora Hana Ghassan, da primeira-dama Daniele Barbalho, e do prefeito de Belém, Igor Normando, celebrou com moradores a entrega da obra.

Neste domingo (18), o Governo do Pará entregou a obra de urbanização do Canal da Cipriano Santos, no bairro da Terra Firme, em Belém
Neste domingo (18), o Governo do Pará entregou a obra de urbanização do Canal da Cipriano Santos, no bairro da Terra Firme, em Belém

“Esta é uma obra que dialoga com toda a cidade e beneficia a periferia. Estamos mostrando que a COP30 não é para os ricos, é para todos os moradores, do centro às periferias”, destacou o governador.

Helder também ressaltou que a gestão estadual está comprometida com a solução dos problemas de alagamento em Belém, cidade cercada por rios e igarapés.

A vice-governadora Hana Ghassan, presidente do Comitê Estadual da COP30, enfatizou que a obra faz parte de um conjunto de projetos que envolvem as bacias do Tucunduba, Murutucu, Tamandaré e Una, promovendo melhor qualidade de vida aos moradores.

Moradora há 40 anos da Avenida Cipriano Santos, Josina Santos comemorou:

“Com a obra pronta, nenhuma casa foi mais para o fundo. A água da chuva escoa com mais rapidez.”

A diretora socioambiental do BNDES, Tereza Campello, reforçou que a população é a principal beneficiada:

“Essa região sofria com alagamentos e falta de saneamento. Estamos entregando uma obra transformadora.”

O ministro das Cidades, Jader Filho, confirmou mais investimentos:

  • R$ 120 milhões para macrodrenagem no prolongamento do Tucunduba
  • Mais de 200 moradias do programa Minha Casa, Minha Vida para famílias que vivem em palafitas nas margens do canal

O prefeito Igor Normando destacou que a parceria entre os governos estadual, federal e municipal permitiu a maior intervenção urbana já feita em Belém.

Depoimentos dos moradores

Rosilda Freitas, de 61 anos:

“Estamos até criando um grupo para caminhar à tarde. Até isso a obra permitiu: cuidar da saúde.”

Manoel Santos, 56 anos, encarregado de obras e ciclista:

“Agora, pedalar aqui ficou mais fácil e seguro por causa da ciclofaixa. A via está toda sinalizada.”


Investimentos e outros legados da COP30

Desde 2019, o Governo do Pará investe no saneamento de 17 canais em Belém, sendo 13 obras ligadas à COP30, totalizando mais de R$ 1 bilhão. Os investimentos são financiados com recursos do tesouro estadual e parcerias com o BNDES, Itaipu Binacional e o Governo Federal.

Além do Canal Cipriano Santos, o Estado já entregou:

  • Canal da Timbó (bairro do Marco)
  • Canal da Gentil (bairro de Canudos)

Ambas obras incluíram redes de água, esgoto, drenagem, pavimentação, pontes, passarelas, ciclofaixas e urbanização viária.

Novo plano de arborização urbana

Durante a entrega, o governador Helder Barbalho anunciou o lançamento do Plano de Arborização Urbana de Belém, com mutirões de plantio de árvores em espaços públicos:

“A capital da floresta será a cidade mais arborizada do Brasil.”

O plano será executado em parceria com o Governo Federal e a Prefeitura de Belém.

Clayton Matos

Diretor de Redação

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.